segunda-feira, 9 de maio de 2011

A graça do esquecimento

Neste domingo, fui ao quatrième arrondissement visitar Pascal na Tour Saint-Jacques. Tinha na cabeça uma dúvida teológica, que surgiu quando me lembrei da seguinte passagem nas Escrituras:

"Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados." (Hebreus, 8:12)

É uma das promessas do Novo Testamento, ou seja, para os cristãos: Deus promete se esquecer das falhas daqueles que crêem nele por intermédio de Jesus. Pois bem. Mesmo com coração descrente, eu queria saber do Pascal se ele achava que o esquecimento poderia ser um sinal da graça divina. Um sinal milagroso talvez, especialmente no caso de falhas impossíveis de serem esquecidas, humanamente falando...

Pascal não me respondeu. Mas desconfio que o próprio silêncio já era uma resposta, bem ao tom do pessimismo dos jansenistas, para quem um Deus desmemoriado seria inconcebível. Quanto a mim, saí de lá angustiado, atormentado de dúvidas e querendo em vão esquecê-las todas. Pensei: há coisas que me entristecem e que desejaria esquecer, mas não consigo.

Ora, não posso concordar com quem diz que é preciso lembrar dos erros do passado para não errar de novo no futuro. Porque lembrar dos erros que cometi é como carregar uma carga pesada demais nas costas, uma maldição. E não estou pensando em perdão: a questão não é essa, porque penso que o problema da culpa é meu, não do outro. A despeito do perdão do outro, queria apenas poder esquecer os meus erros, apagá-los definitivamente de minha memória, mesmo que, dessa maneira, eu acabasse cometendo os mesmos erros e os repetisse sempre, ad infinitum.

Esquecer para errar, errar de novo, errar sempre, cometer sempre os mesmos erros... Não vejo problema nisso, até mesmo porque não acredito em progresso moral. Progresso moral: idéia que me causa horror... Se para progredir moralmente eu tivesse que me lembrar de todos os erros - não apenas dos cometidos, mas de todos os possíveis -, eu seria uma pessoa atormentadíssima! Mais do que eu já me considero.

Melhor seria se eu pudesse errar sempre, e sempre cometer os mesmos erros. Porque, assim, eu sempre poderia me desculpar dizendo que era "a primeira vez". Então, tudo se passaria como se eu fosse sempre inocente. E quem se recusaria a perdoar um inocente? Seria perfeito... Em contrapartida, lembrar dos erros me parece terrível: é como se eu fosse sempre culpado, mesmo que o outro me perdoasse, ou mesmo que, durante toda a vida, eu nunca mais repetisse o mesmo erro. Tormento absurdo... Porque seria como se eu tivesse que ser culpado sempre para conquistar uma inocência que, em última instância, não existe.

Tem horas que tudo que eu queria era esquecer... tudo. Mas, infelizmente, não consigo fazer isso.

[Fotos: Só a primeira é minha - as outras duas são da Wikipedia.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário